Células - tronco

As células-tronco estão presentes desde a vida embrionária até provavelmente a nossa morte. Trata-se de células primitivas produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células.

São classificadas em:

Totipotentes: Formadas após a fecundação com a formação do zigoto, possuem a capacidade de dar origem a todo o individuo. Prova disso são os gêmeos univitelinos, que são formados nas primeiras divisões do zigoto, que se separa dando origem a dois indivíduos idênticos.

Pluripotentes: Formado com o desenvolvimento da embriogenese, na fase de blastocisto, possuem a capacidade de gerar qualquer outra célula.

Evolução do óvulo fertilizado até a origem do embrião
A diferença entre célula-tronco totipotente e pluripotente está no fato da primeira (totipotente) ser capaz de originar um novo indivíduo, enquanto a segunda (pluripotente) não teria essa capacidade. Isso ocorre porque no processo de divisão celular, acontece o que chamamos de diferenciação celular, no qual a célula adquire a capacidade de se “especializar” em uma determinada função, dando origem aos diferentes tecidos.


Multipotente: Podem produzir células de várias linhagens.

Oligopotentes: Podem produzir células dentro de uma única linhagem.

Unipotentes: Produzem somente um único tipo celular maduro.

Elas são encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como medula óssea, cordão umbilical, sangue, fígado, placenta, entre outros.


Quanto ao tipo elas podem ser classificadas em adultas, embrionárias ou células-tronco pluripotentes induzidas (IPS – sigla em inglês). As embrionárias são as que possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta e por serem obtidas de embriões, estão envolvidas em grandes questões éticas e religiosas, pois muitas vezes para se obter essas células o embrião é sacrificado. Já as células-tronco adultas são encontradas principalmente no cordão umbilical e na medula óssea, elas possuem a capacidade de se dividir e gerar tanto uma célula idêntica como outra diferenciada. São multipotentes por serem menos versáteis que as embrionárias.

No caso das células-tronco pluripotentes induzidas, são produzidas em laboratório desde 2007, quando cientistas conseguiram que células da pele revertessem para o estágio de células-tronco.



PESQUISAS

As pesquisas com células-tronco são importantes para que possamos entender melhor o funcionamento e crescimento do organismo e como os tecidos se mantêm ao longo da vida adulta, fundamental para se compreender o que se passa com o organismo durante uma doença.

O desenvolvimento dessas células fornece aos pesquisadores ferramentas para modelar doenças, testar drogas e desenvolver terapias efetivas.

A técnica de terapia celular consiste na substituição de células doentes por células saudáveis, é um dos potenciais usos das células-tronco no combate de doenças. Em teoria, qualquer doença em que haja degeneração tecidual poderia ser tratada através dessa técnica.

Apesar dos resultados dos testes com animais serem promissores, as pesquisas com essas células e sua aplicação para o tratamento de doenças ainda se encontra em fase inicial. Como qualquer tratamento médico, é preciso assegurar métodos rigorosos de pesquisa e testes para garantir sua eficácia em longo prazo.